Um vídeo inusitado tomou de assalto o site YouTube e vem dando o que falar. Trata-se da Dança do Céu, versão evangélica para o sucesso do MC Créu. Nele, um menino, chamado de MC Céu, faz uma exótica coreografia ao som da versão evangélica do hit - sem Jaca ou Melancia, mas em todas as velocidades propostas no sucesso do verão.
"Pra ir pro céu, tem que ter muita oração", diz a letra. E finaliza: "Se não for pro céu, satanás créu". O vídeo ultrapassava 160 mil acessos até na última segunda-feira.
Ritmos radiofônicos vertidos para o universo cristão são mais comuns do que se pensa. Na festa Gospel Night, que acontece trimestralmente no Irajá Atlético Clube, DJs remixam funk, música baiana ¿ como os evangélicos chamam o axé em geral - e dividem a noite com bandas de black music, soul, hip-hop e até mesmo reggaeton.
O preconceito das alas mais conservadoras vem sendo exorcizado graças às pregações que acontecem no meio das festas, quando a música pára nos dois ambientes e a festa ganha tom evangelizador. O sucesso é tanto que a Gospel Night tem até uma versão "fantasy", já na quinta edição.
A Dança do Céu ainda não chegou nas principais rádios evangélicas do Rio - a maioria opta por hinos e louvores mais tradicionais em suas programações.
Enquanto isso, um outro ritmo é abençoado pelos evangélicos: o pagode. Os ex-pagodeiros Waguinho e Salgadinho, convertidos, fazem sucessos nas respectivas igrejas, entoando louvores na levada do pagode.
O gospel funk ainda enfrenta resistência entre os evangélicos, como Henrique Alves, 23 anos, que condena a Dança do Céu. "A música original fez sucesso por causa da conotação sexual, não podemos levar uma versão para dentro da igreja", diz. Aline Teixeira, 21, concorda. "Não se pode trazer o mundo para o templo".
Confira a letra:
Pra ir pro céu, tem que ter muita oração/Pra ir pro céu tem quer ter é santidade/ Porque o inimigo ele não dá mole, não/ Porque só Jesus Cristo é que salva de verdade/ Céééu/ Aí mané, quero ver todo mundo que vai pro céu/ Que tem certeza de que vai pro céu/ Jogando a mão direita e diz assim/ Céééééuu/ (...) Aí mané, só quero te dizer que se você não for pro céu/ satanás crééééuu!
terça-feira, 1 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário