segunda-feira, 21 de abril de 2008

Conheça as dez bandas mais barulhentas do rock


Recentemente, a União Européia anunciou um programa que pretende restringir a exposição da população a ruídos intensos. A medida, que vai afetar todos os países componentes da UE, já começou a incomodar os roqueiros, cuja principal ferramenta de trabalho é o alto volume de seus instrumentos. Conheça quem são as bandas mais barulhentas do mundo e as histórias mais agudas da mitologia do rock:
Blue Cheer
Uma das boas características do rock é, em alguns casos, possibilitar que a inaptidão de sujeitos desprovidos de sensibilidade fina produza bons sons. Estes aqui, em 1968, faziam sua tentativa de blues-rock soar como a turbina de um Boeing. Reza a lenda que um cão explodiu durante uma apresentação da banda.

Gallows
Num show em junho de 2007, a banda punk inglesa Gallows bateu um novo recorde. Com colunas de 12 amplificadores, o jovem grupo registrou uma marca de 132,5 decibéis, o que é mais alto que ouvir um Boeing decolando a uma distância de 100 metros.
Hawkwind
A antiga banda de Lemmy, baixista do Motorhead, era um conluio anarquista de hippies e motoqueiros dispostos a criar um rolo compressor sônico com o apoio de LSD, guitarras pesadas e osciladores sonoros. O excesso era tamanho que provocava ataques epiléticos em sua platéia.

Manowar
Com a ajuda de 10 toneladas de amplificadores e a marca de 129,5 decibéis, estes metaleiros conseguiram que sua apresentação em Hannover, em 1994, entrasse para o Guiness, o Livro do Recordes.

MC5
Conta-se que essa banda proto-punk tocava alto demais para que o público pudesse entender sua música. Quando a platéia queria "realmente" ouvir o grupo era preciso ir para fora da casa onde o show era realizado. Para John Sinclair, empresário e guru do MC5, "as pessoas tinham que ouvir a música com o corpo".

Motorhead
Nos anos 80, era comum ver gente se contorcendo em frente ao palco enquanto era atropelada pela massa sonora de Lemmy e seus companheiros. Durante uma passagem de som do grupo, um homem, a 5km de distância, telefonou reclamando que não conseguia ouvir sua TV.
My Bloody Valentine
Na sua turnê americana de dezembro de 1991, o grupo inglês se deleitava executando um número chamado "o holocausto": um improviso de um acorde só que durava dez minutos. A barulheira era tanta que as pessoas tinham dificuldade até para respirar.
Swans
Durante um show de uma turnê européia nos 80, os pioneiros do noise-rock monolítico posicionaram o seu sistema de PA's na frente e nos fundos de um pequeno club. Resultado: a platéia, o teto e as paredes do lugar tremeram - literalmente.
Ted Nugent
Na mitologia do rock, Nugent teria tocado sua guitarra num volume tão absurdamente alto que teria desintegrado um incauto pombo que passava em frente a suas pilhas de amplificadores. Lenda ou não, a verdade é que o guitarrista perdeu a audição de seu ouvido esquerdo.
The Who
Com 100 amplificadores, 76 mil watts de potência e 120 decibéis, o Who conquistou o recorde de 1976. A partir daí, o baixista John Entwistle teve que aperfeiçoar bastante sua habilidade em leitura labial.

Nenhum comentário: